Sondagem Rotativa
Prova de Carga
Entre em Contato Conosco

Nossa experiência acumulada permitiu-nos montar uma biblioteca técnica que serve de referência para nossos trabalhos. No intuito de dividir estes conhecimentos estamos, gradativamente, digitalizando estas obras e disponibilizando-as em nosso site.







Seguem as publicações que o nosso corpo de profissionais vem desenvolvimento em prol da melhoria constante de nossa metodologia:

* Análise de estabilidade de um aterro apoiado sobre estacas de brita executadas em solo mole  (203kb)
João Alexandre Paschoalin Filho
Estudo técnico e econômico de uma solução adotada para projeto de recuperação de um aterro. O aterro em questão foi inicialmente projetado com altura de aproximadamente 5,0 m com geogrelha imersa no meio do colchão de areia100.
* Comportamento à tração de estacas tipo hélice contíniua executadas em solo de diabásio  (379kb)
João Alexandre Paschoalin Filho
Estudo do comportamento de três estacas tipo hélice contínua com 12m de comprimento e 400mm de diâmentro. Para verificação do comportamento dessas estacas a esforços de arranque, foram executadas provas de carga estáticas, do tipo lenta, de acordo com as recomendações da NBR 12131. A capacidade de carga destas estacas a esforços de arranque, foi prevista por meio de métodos teóricos próprios para esforços de tração e métodos semi-empíricos próprios para esforços de compressão, considerando-se nestes últimos superfície ruptura no contato estaca-solo e somente parcela de resitência lateral.
* Construção de protótipo para estudo de drenagem em solos arenosos  (286kb)
João Alexandre Paschoalin Filho
Visualização de problemas didáticos de drenagem, através da construção de um protótipo de maciço arenoso com drenos verticais ligados a um coletor. Com execução de ensaios de distrubuição granulométrica e coeficiente de permeabilidade para solo arenoso e pedregulhoso.
* Estudo da estabilidade de pequenas barragens de terra compactadas em três teores de umidade  (279kb)
João Alexandre Paschoalin Filho
Fatores de segurança para aterros compactados com solo residual de diabásio. Estabelecidos através de simulação em duas seções hipotéticas de barragens com altura de 5 metros (m) e presença de elementos drenantes e filtrantes.
* Estudo do comportamento a tração axial de uma estaca metálica tipo perfil I executada em solo não saturado de Diabásio típico da região de Campinas, Brasil   (102kb)
João Alexandre Paschoalin Filho
Estudo do comportamento a tração de uma estaca metálica de seção tipo I de 12m de comprimento.Para a análise do comportamento a tração axial da estaca em estudo e obtenção de sua capacidade de carga e deslocamentos verticais, foi executada uma prova de carga do tipo estático-lenta, de acordo com as recomendações da NBR 12.131/2006. A capacidade de carga desta estaca também foi estimada por meio da utilização de métodos teóricos próprios para esforços de tração e métodos semi-empíricos próprios para esforços de compressão, considerando-se nestes últimos superfície ruptura no contato estaca-solo e somente parcela de resitência lateral.
* Implicações da técnica de aspersão de ar na estabilidade de taludes   (534kb)
Geraldo Vanzolini Moretti
Aspectos teóricos relacionados com a geração de excesso de poro pressão quando da utilização da técnica de aspersão de ar. Apresentando análises numéricas e por equilíbrio limite das conseqüências da aplicação de pressão próximo a um talude.
* Previsão e avaliação dos recalques de um aterro instrumentado sobre solo mole  (276kb)
Geraldo Vanzollini Moretti
Comportamento da construção de um aterro monitorado e discuti os resultados da instrumentação de campo frente aos valores obtidos nos modelos teóricos.
* Study of the behavior of a reinforced embankment supported on alluvial soil typical of the sedimentary basin of São Paulo, Brazil.   (307kb)
Geraldo Vanzolini Moretti
Determination of the reinforcement load design, verification of the magnitude of reinforcement strains, determination of the plastification zones in the foundation soil due to the elevation of the compacted soil, and values of distortion and orizontal displacement of the soft soil and mechanism of mobilization of reinforcement load. Using limit equilibrium analysis, the following established methods: Simplified Bishop and Corrected Janbu, for the hypothesis of circular and non circular slip surfaces, respectively. In order to verify the behavior of the reinforced embankment, finite element analyses.
* Viabilidade técnica de verticalização de aterros sanitários  (209kb)
Denis K. Suzuki
Primeira etapa de um estudo que tem por objetivo verificar a viabilidade técnica da utilização de diques periféricos e de reforço por meio de geogrelhas em maciços sanitários para permitir sua verticalização.

Home Page | A Empresa | Nossos Clientes | Gerenciamento | Instrumentação | Projetos | Sondagem Rotativa | Contato